terça-feira, 3 de agosto de 2010

Design e os sentidos

O design, pela sua extensa amplitude de ramificações e de áreas de atuação, relaciona-se com os cinco sentidos de diferentes formas. Com tantos tipos diferentes de design por aí - food design, hair design, game design, [insira qualquer coisa aqui] design -, torna-se difícil a tarefa de cobrir todas as relações entre design e os sentidos. Vamos por partes:

1 - Visão

É realmente difícil encontrar formas de design que não tenham qualquer relação com o campo visual. O único exemplo de trabalho, do qual me recordo, no qual não havia qualquer parte visual tratava de um game, para celular, voltado para deficientes físicos, no qual toda a orientação que o jogador recebia vinha por meio de áudio. Fora essa e possíveis outras exceções, mesmo que o enfoque seja no campo auditivo, tátil ou qualquer outro, a parte visual sempre tem um peso grande no trabalho.
Portanto, tal sentido é privilegiado na maior parte das áreas do design: produto, mídia digital, comunicação visual, moda, dentre outros setores.

2 - Audição

Principalmente na área de animação, games e gadgets em geral, o áudio desempenha papel fundamental. Seja pela forma como a música se mistura com uma determinada animação, seja pelos efeitos sonoros que aumentam o "fator imersividade" de um jogo, a parte auditiva é de extrema relevância para designers de tais áreas.



Neste trecho do filme Bambi, dirigido por Walt Disney, percebe-se o quão importante é a música e o áudio em geral para a animação, e como que, quando bem utilizados, esses recursos podem muito enriquecer a obra.

3 - Tato

O tato entra em cena principalmente tratando-se dos gadgets mais atuais, que envolvem tecnologia touch screen como o iPad e semelhantes. A interface física de qualquer aparelho deve sempre levar em conta a parte tátil.

4 - Olfato e paladar

[Realmente não sei o que dizer aqui, sinto muito...]

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