terça-feira, 17 de agosto de 2010
Point of Mouth
Esta animação, dirigida por Midhat Ajanovic e apresentada no Anima Mundi deste ano, apresenta a vida de um cidadão bósnio vista através de sua boca. A relação com o sentidos do corpo em geral não é muito profunda, mas sugere, em diversos momentos, uma atenção ao paladar.
O trabalho tem uma identidade visual bastante forte, um traço bastante característico por parte do criador da obra. O que há de mais interessante, na minha opinião, é a ideia da "câmera na boca", bastante original, e o retratar da vida do personagem principal, atravessando uma mudança de sistema político-econômico, uma guerra, dentre outros eventos.
A parte de animação podia ser melhor trabalhada pelo autor: a falta de peso, de aceleração e desaceleração e de naturalidade dos movimentos em geral, por um lado confere à obra um tom especial, peculiar, mas por outro prejudica aquilo que se chama de "mágica da animação", a ilusão de movimento.
Escolhi este trabalho pelo meu grande interesse pela área de animação, pela originalidade da obra e pela conexão, mesmo que não muito profunda, entre visão e paladar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário